05/06/2010

Entrevista com Eric Oliveira, piloto de ROV


Faltam 14 dias para o término da Promoção Dicionário do Petróleo. Não deixe para depois e envie logo sua frase.

Boa noite Leitores,
É com um grande prazer que realizo mais uma entrevista no QG do Petróleo e dessa vez foi com um amigo de longa data. O entrevistado de hoje é o Eric Oliveira, ele tem formação técnica em eletrotécnica e atua no setor de petróleo como piloto de veículos de operação remota (ROV). ROV trata-se de um submarino, não tripulado, cuja finalidade principal é de apoio às operações de poços de petróleo e tem atraído muitos estudantes com formação técnica.

Eric, conte-nos um pouco o que você faz:
Trabalho com construção submarina. Faço a interligação e testo equipamentos para o fpso e quando o fpso não tem um feedback de uma árvore de natal ou qualquer outro equipamento, sou responsável por fazer a intervenção manualmente embaixo da água.

Você opera o ROV?
Exatamente. O operador de ROV é conhecido também como Piloto de ROV e é assim que muitas pessoas preferem ser chamadas. Ninguém diz a um piloto de fórmula 1 que ele é um motorista ou um operador de fórmula 1, porque é mais do que operar ou dirigir, nós pilotamos um veículo de operação remota.

Para ser piloto de ROV é necessário ter feito curso técnico ou algum curso específico?
É necessário ter formação técnica nas áreas de eletrotécnica, mecânica, eletrônica, mecatrônica ou automação industrial, no entanto existem alguns engenheiros no mundo do ROV também e tem um pessoal mais antigo formado por ex-mergulhadores e funcionários de áreas próximas.

Como é a sensação de pilotar um ROV?
Quando dá tudo certo, é muito bom. Eu fico com aquela sensação de dever cumprido e tudo mais, mas também estamos sujeitos a bendita Lei de Murphy.

Quais são as operações rotineiras realizadas pelo piloto?
Fazemos manutenções semanais, mensais, trimestrais, semestrais, anuais, sem falar das manutenções corretivas quando há quebra de equipamento. Muitas vezes trocamos determinado equipamento por tempo de uso, ou seja, se não quebrar em um determinado tempo, mesmo assim fazemos a troca.

Quais são as operações realizadas pelo ROV?
As operações mudam completamente do contrato do ROV. Por exemplo, no momento estou trabalhando com construção, mas já trabalhei com ancoragem também, sendo que há muitas outras operações.

Você já passou por alguma situação crítica em uma operação?
Uma vez já perdemos o sistema hidráulico do ROV e assim perdemos todos os comandos hidráulicos, mas seguimos os procedimentos de segurança para essa situação e deu tudo certo. Trouxemos o ROV, o problema foi resolvido e depois de algumas horas já estava na água novamente.

Você odeia embarcar?
Olha, eu não odeio embarcar até porque é o que coloca o dinheiro na mesa, mas apesar de ser o meu sustento, tenho que negar a tudo, deixar minha família em casa e a partir do momento que você embarca, não existe mais data festiva, aniversário, churrasco na casa do amigos, futebol no final de semana. O pior mesmo é deixar a família, ainda mais se você é casado ou tem um filho pequeno, porque são pessoas com quem você se preocupa.

Qual é a média salarial dos pilotos de ROV?
Não se pode falar em média salarial até porque existem vários cargos no mundo do ROV, varia de trainee a offshore manager e ainda há diferenças de salário aqui no Brasil e no resto do mundo. No entanto, os pilotos ganham bem, até porque ninguém deixaria a família em casa se não fosse por algo que valha a pena.

O que muda conforme você tem mais horas de pilotagem?
Muda tudo. No início, você é apenas um auxiliar, depois passa para piloto e existem várias divisões na classe dos pilotos: piloto junior, pleno, sênior, apois isso se torna supervisor, superintendente e por aí vai e conforme vai subindo, o salário e as responsabilidades só aumentam.

Quais são os benefícios de ser um piloto de ROV?
Sem dúvida, ficar 15 dias em casa, ter um ótimo emprego e trabalhar com alta tecnologia.

Quais são as empresas que atuam no segmento de ROV?
As principais são Subsea Seven, DOF Subsea, Acergy, Fugro, Oceaneering, C-innovation, Deep Ocean.

Como os leitores interessados devem proceder?
Envie o currículo e estude bastante, é importante ter um bom conhecimento para passar nas provas quando for chamado. Ter conhecimento de inglês é fundamental.

Para finalizar, deixe um recado para os leitores do QG do Petróleo?
O principal é nunca desistir e por incrível que pareça isso é muito comum quando estamos começando, sempre haverá alguém que vai querer jogar areia nos seus planos. O segredo de tudo é dedicação, o que difere um piloto para um bom piloto é a dedicação que ele tem com o trabalho.

Para os leitores que ficaram interessados na carreira de piloto de ROV, a existem alguns cursos que capacitam os estudantes com formação técnica a atuarem nesse mercado. Não esqueçam de deixar seus comentários e suas dúvidas sobre a carreira de piloto de ROV.

Participe da Promoção Dicionário do Petróleo, basta acessar:

74 comentários :

  1. Excelente entrevista. Parabéns ao entrevistado e ao Blog!

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe dizer se tecnólogo de petróleo e gás pode virar piloto de ROV?

    Vítor Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petróleo e Gás é enrolação pura. OBS: Sou filho de um empregado da Petrobrás.

      Excluir
    2. POJAÇJ -> Você deeria se orgulhar do seu pai...enrolação pura é você que mama na teta e ainda por cima é mal agradecido!

      Excluir
  3. Acredito eu que nao
    mas depende da necessidade da empresa

    ResponderExcluir
  4. Lógico que Tecnólogo de Petróleo pode ser piloto de ROV! E isto foi dito no final da entrevista:

    "Para os leitores que ficaram interessados na carreira de piloto de ROV, a existem alguns cursos que capacitam os estudantes com formação técnica a atuarem nesse mercado. Não esqueçam de deixar seus comentários e suas dúvidas sobre a carreira de piloto de ROV."

    E sendo Tecnólogo poderá ser um diferencial importante na escolha quando à época da contratação

    ResponderExcluir
  5. Acredito que para ser piloto de ROV é importante ter formação ou alguma especialização em uma área mais técnica.
    Acredito que os tecnólogos não se enquadram neste perfil.

    ResponderExcluir
  6. Rhamany,

    Pelo que percebi na pergunta do Vitor e na resposta do Eric era que o Tecnologo NUNCA poderia ser piloto de ROV. Claro que este curso não habilita a isto por si só, mas, com treinamento, qualquer um, com formação técnica, caso dos Tecnólogos, pode ser tornar um piloto de ROV.

    ResponderExcluir
  7. Sou piloto de ROV, e ser Tecnólogo em Petróleo e gás(desde 2006), foi um diferencial só na seleção, pois tenho formação técnica em eletrônica(desde 2001). E com a máxima permissão em descordar dos demais comentários, sou da opinião que deve ser obrigatório ter uma formação técnica, pois o ROV, possui, partes eletrônica, hidráulica(mecânica), elétrica de alta tensão, deve-se ter sim, formação em uma dessas especialidades como eletrotécnica, mecatrônica, eletromecânica, eletrônica, mecânica e elétrica. Embora aprendamos a bordo, sobre tudo envolvido com o rov, inclusive pilotar, independente da formação.
    Nunca é tarde, tenho 3 formações ténicas, e estou fazendo a segunda graduação, só que agora engenharia.
    E por último e não menos importante o INGLÊS ABRE PORTAS !!!!!!
    Abrs,

    Wagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho curso de instrumentação industrial e não tenho crea posso fazer o curso de rov e trabalhar embarcado.

      Excluir
  8. Estou cursando eletrotécnica, tenho grande vontade de trabalhar em rov,após término do curso,qual caminho mas proximo pra alcançar o rov?
    abraços.
    Fabricio andrade

    ResponderExcluir
  9. sou mecanico de aeronaves e tenho dúvidas sobre qual carreira dá mais dinheiro pois também tenho mecatrônica. alguém sabe sobre salários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus, hoje no Brasil o mecânico de helicóptero é o terceiro profissional de nível técnico mais bem pago. Qual a sua especialidade na aviação?

      Excluir
  10. Fabricio Andrade,

    Faça um curso na RRC Robótica. É uma escola especializada em aperfeiçoamento de profissionais para atuar com o rov.

    Marcus,
    Todas as carreiras técnicas são muito valorizadas na área de petróleo. O importante não é pensar nos sálarios e sim em suas aptidões como profissionais. Tanto como piloto de ROV, como Técnico em Mecatrônica, você estará muito bem se tiver um bom nível de inglês.

    Rhamany

    ResponderExcluir
  11. Darlan,
    e o mercado de trabalho para iniciantes é abrangente??

    ResponderExcluir
  12. tenho curso técnico em eletronica e curso de inglês,meu inglês não é bom,tenho 30 anos,posso sequir carreira na area de rov ? devido a idade e o inglês ser um pouco ruin?abraço.

    ResponderExcluir
  13. Para ser Piloto de ROV tem que ter formação técnica sim,curso de tecnólogos em petróleo pode até ajudar na seleção,mas no trabalho em si,não faz muita diferença,já que o piloto tem sempre um supervisor ,ou alguém mais acima ,que comanda a operação .Quanto a idade ,acho que não é barreira,no entanto é difícl,pois na maioria das vezes o piloto recebe ordens de alguém com menos idade e que nunca trabalhou com outra coisa antes e por isso não tem experiencia em lidar com pessoas ,e acabando em conflitos .Como foi dito pelo Eric ,na entrevista ,no começo vai ter sempre gente querendo atrapalhar ,fora o salário de trainee ,que é muito pequeno.Há muito corporativismo no mundo do ROV ,caso não tenha algum contato com alguém do ramo ,minha dica é enviar seu currículo e ficar sempre ligando para as empresas .O curso da RRC Robótica é apenas uma noção do que é o ROV ,portanto a pessoa não sai com emprego garantido,apenas com indicação ,porém é uma opção.Quanto ao inglês ,pode até entrar sem ,mas tem que estudar ,já que toda a tecnologia é importada.

    ResponderExcluir
  14. adorei,e não sabia mais tenho um amigo meu que trbalha na subsea7 :) . . . . .. .

    ResponderExcluir
  15. Estou me formando no meio do ano como Engenheiro de Petróloe e Gás, estou muito interessado no ROV e queria saber se minha formação de engenheiro de petróleo me qualifica para ser um piloto de ROV?

    ResponderExcluir
  16. É difícil dizer ao certo, depende de outros cursos que você já tenha realizado.
    As empresas que trabalham no segmento de ROV optam por técnicos e engenheiros mecânicos, elétricos e de controle e automação.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarede.
    Quando você diz "áreas correlatas" que areas seriam essas? Areas que tenham CREA?
    Gostaria de me esclarecer melhor, pois sou Técnico de Segurança do Trabalho, tenho CREA-RJ e estou interessado na profissão. O email é anddgama@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. no final das contas, nem o Eric e ninguém mais disse quanto ganha um piloto de ROV, ou quanto é esse "ganhar bem"?
    alguém aí sabe em quanto pode girar o salário?

    ResponderExcluir
  19. Tem tempo que não olhava aki.
    Entao vamos as perguntas
    O tecnologo pode trabalhar sim na area, mas as empresas dão preferencia a quem tem um conhecimento tecnico industrial ou similar
    ter um ingles é o diferencial com certeza
    RRC só pega o seu dinheiro e nao abre as portas
    o curso é caro e nao necessariamente vc sai de lá empregado
    a idade elevada pode ser um problema em qualquer profissao, mas, isso tbm eh possivel
    se vc for engenheiro, procure trabalho para engenheiro
    tec de segurança nao eh o curso mais adequado para o setor
    o salario inicial eh relativo
    o que eh bom pra vc? pode ser ruim pra mim ou sei la. depende do referencial
    mas pode chegar ate um pouco mais de 2000 reais

    ResponderExcluir
  20. Caro amigo Eric gostaria de saber qual o conteúdo programatico que normalmente cai em um prova para trainee de Rov . Poderia dizer .Me chamo Wesley , desde que conheci e ouvir falar nesta área me interresei neste mercado , sou formado em Automação Industrial , trabalho atualmente como Oficial de Operações II na Technip Brasil ( Base Vitoria ) será que tenho o perfil?. wesleyoperator@gmail.com Caso tenho o cnteudo mande para o meu e-mail , por favor

    ResponderExcluir
  21. Ruan_Lindembergsábado, maio 07, 2011

    Estou estudando para me tornar um piloto de ROV , ja fiz alguns cursos profissionalizantes na area de petróleo e gas , e estou cursando o curso técnico de Mecatrônica , alguem que participa aqui do blog q trabalha na area de ROV , pode me responder a seguinte questão : Macatrônica é uma ótima formação técnica que pode me ajudar a entrar na area do ROV ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ruan.
      Meu nome e Nilson lacerda. Supervisor de ROV. Voce esta no caminho absolutamente certo. A formacao tecnica e de suma e impreterivel importancia para que almeja ser um piloto de ROV. Devido ser uma area absolutamente tecnica que abranje areas como eletrica, eletronica, mecanica, hidraulica, informatica. O piloto de ROV precisa ter um embasamento teorico-pratico para entender o processo da robotica submarina.


      Grato,
      Nilson lacerda. nilsonrov@gmail

      Excluir
  22. Boa tarde..O Eric disse que a RRC o pega seu dinhe e nao abre as portas,entao gostaria de saber outro lugar em Macae para fazer o curso.Porque sou formado em eletrotecnica.Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. RRC só pega o seu dinheiro e nao abre as portas ? como assim, la nao é um lugar bom para fazer o cursso , tem outro lugar melhor ?

    ResponderExcluir
  24. estou fazendo curso de mecatrônica, estou prestes a terminar, me formo em dezembro de 2011, preciso arrumar um estagio para conseguir o Crea, mais gostaria de fazer outros curso especializados na Área, so que dependo de um estagio para conseguir uma graninha extra pra ajudar a pgar, quais os cursos que indicariam, e o local. entra em contato se puder marciorrtravassos@hotmail.com obg a entrevista esta show.

    ResponderExcluir
  25. salário de 2000 já contando com os adicionais de embarque?

    ResponderExcluir
  26. Passei nos processos da oceaneering para tec em ROV jr, estou muito dedicado e estudando bastante... Não quero ser um piloto de ROV, quero ser O piloto de ROV.
    Gostei muito da entrevista.

    Romário da Silva Assis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romario,

      Aprecio sua dedicacao, mas deveria conter mais as emocoes, para ser o piloto de ROV, requer muita dedicacao e humildade acima de tudo. Nao somos sem 100% em todas as operacoes. Observe, peca para pilotar nas horas convenientes. Lembre-se, a chave no sucesso e a equipe como um todo.

      Nilson Lacerda. Supervisor de ROV. Oceaneering Egito.

      Excluir
  27. Sou engenheiro de Produção, tenho CREA, posso ser piloto de ROV ?

    ResponderExcluir
  28. eu gostaria de saber qual é o limiter de idade para atuar na area do campo petrolifero .como exemplo .eu gostaria de saber qual o limiter de idade para ser um piloto de rov .desde-ja grato pela possivel resposta ..ass:marcelo dornado

    ResponderExcluir
  29. Rhamany, me faça o favor de me comunicar quando houver perguntas.
    Então, vamos lá
    o conteudo programatico varia bastante, mas normalmente sao questoes de eletronica e mecanica e algum tipo de redação em ingles ou coisa do tipo.
    a formação de mecatronica é a mais completa para o ingresso na area
    a rrc é um curso que fala sobre os rovs e afins, mas isso nao elimina o canditado que nao tem o curso. o que eu quis dizer é que o curso é muito caro, e se vc nao tirar uma nota boa, vc nao entra. e as provas de treinner nao caem questoes sobre rov, caem questoes de mecanica e eletronica como disse a cima.
    existem outros cursos sim. mas todos tem um preço alto. entre pagar caro num curso que pode ou nao te ajudar em alguma coisa. eu recomendo vc investir esse dinheiro num curso de ingles. pois esse sim abre portas e é um grande diferencial
    o salario inicial varia de empresa para empresa, mas tem algumas na faixa dos 2500 liquidos com adicionais inclusos
    se vc é engenheiro eu te recomendo a procurar outra area. o salario inical de engenheiro em muitos lugares sao a cima da casa dos 4 a 6 mil, se o dinheiro nao for o mais importante para vc, sim, vc pode entrar
    como todas as carreiras, nao existe um limite de idade pre determinado

    duvidas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tenho curso de inglês..... porem quero ingressar na carreira vou cursar mecatrônica eu queria saber qual direção tomar para que eu possa entrar na área

      Excluir
  30. Parabéns!
    Muito show sua entrevista.
    Continue assim.

    ResponderExcluir
  31. Olá Leitores.

    Sou Instrutor de ROV na OCEANEERING, a líder no mercado mundial de ROV.

    Neste ano de 2011 contratamos mais de 60 pessoas para ingressar na empresa como Técnicos Junior de ROV (trainee), e construir a carreira de piloto na empresa.

    Nós selecionamos técnicos com formação nas áreas relacionadas à mecânica/hidráulica e eletro/eletrônica. Já houveram casos de pessoas com graduação superior buscar a oportunidade na empresa, mas a graduação precisa estar relacionada com tais matérias técnicas e o candidato precisa ser aprovado no nosso processo seletivo.

    Para ingressar na OCEANEERING (no Brasil, Marine Production Systems), fique atento no site www.iff.edu.br, este é o site do Instituto Federal Fluminense, onde são realizadas nossas provas. Uma vez no site, entre no campus MACAÉ ou busque pelo nome OCEANEERING.

    Boa sorte!

    Rafael Mendonça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael Mendonça. Bom dia. Meu nome é Hugo, tenho 27 anos, sou formado em Engenharia de Produção, trabalho na US-LOG da Petrobras na área de logística. Porém, quero muito conhecer e entrar na área de ROV. Quero saber se o mercado nessa área continua aquecido ou tem demonstrado sinais de declíneo quanto a contratação de profissionais. Se possível responda-me pelo email também, (hugojudice@gmail.com).
      Desde já agradeço a atenção.

      Excluir
  32. Eu sou Formado como Técnico em Petróleo e Gás,conhecendo as áreas como de Perfuração de Completação de Poço de Petróleo.e em Comportamento de Reservatório de Óleo e Gás.
    Tenho um Curso de Estalação Submarina. Onde eu adquiri grande conhecimento sobre os Equipamento de Estalação Submarino. e no ano de 2012 eu irei fazer um Curso de Téc: de Mecânica Industrial.
    eu também gostei muito do Cuso de ROV. uma Pergunta ao amigos que trabalha na área.
    serar que com esses curso que eu já tenho.
    me formando no curso de téc: em Mecânica Industrial, eu poderei tem uma chance de ter uma Oportunidade de trabalha em alguma empresa de ROV ?????

    ResponderExcluir
  33. por favor alguém sabe informar qual salário de Eng de Reservatório,
    Eng de Produção e
    Eng subsea.Nesses qual trabalha embarcado?

    ResponderExcluir
  34. ótima entrevista, já conversei com recrutadores deste ramo e informarão que não adianta ter no curriculo "curso de ROV", basta ter a formação técnica um ótimo ingles pois eles sempre treinam as pessoas passando todas as info's necessárias.

    ResponderExcluir
  35. oi boa tarde,eu mim chamo josué, moro em estancia sergipe, e acabei de mim formar em técnico em petróleo e gás, e no procimo mês iniciarei, o curso superior de geologiea na univercidade federal de sergipe, e estou em busca de um estagio na aréa, em empresas do ramo na cidade de aracaju.eric a sua entrevista foi muito intereçante e mim despertou varias curiosidade sobre o assunto,tenha uma oa tarde.meu e-mail é (josue.tec.petroleo.geo@hotmail.com).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Josué, você é um mentiroso, um fanfarrão. Não faça isso com a Faculdade Federal de Sergipe.

      Excluir
  36. ola,
    estou terminando o curso técnico de mecânica, e tenho muito interesse na areá de ROV, mas tenho uma duvida:
    tenho 26 anos agora, em contra partida sou fluente em inglês. Minha idade um pouco mais avançada que a media seria problema no mercado?

    caso possam esclarecer essa duvida, ficaria grato.
    abraço

    ResponderExcluir
  37. queria poder trabalha de qual quer coisa sem na area de petroleo.
    esse é um grande sonho meu.tenho curso de empilhador,operador de ponte rolante,metrologia,interpretação de desenho mecanico e informatica.já fui aj de manutenção,lubrificador,aj de mecanico e operador de prensa,mas meu maior sonho é poder trabalha com petroleo.
    quem poder mim ajuda vou fica muito feliz.tenho cart. de habilitação "AB" meu email é kevinpires_10@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  38. espero uma prestradora de serviço mim ajuda?
    kevinpires_10@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  39. olá pessoal, me chamo clairton tenho 25 anos , não tenho o inglês fluente, mas estou para iniciar o curso de mecânica industrial e gostaria muito de entrar para essa área de ROV. tenho meu trabalho estabilizado e ganho na faixa 1.900, gostaria de saber se vale a pena ... quando eu acabar de fazer o curso eu presto uma prova para a empresa daí ela me chamará para fazer o curso de rov ? só com o curso de mecânica eu consigo entrar ? estou muito animado..e com muita vontade de estudar para essa prova. Assim que eu entrar para a empresa qual será meu salário? Eric se puder da um alô ai clairtonclark@hotmail.com .... facebook (clairton moura) gostaria de conversar com você melhor para tirar duvidas ok .. abração amigo e muito sucesso para você....

    ResponderExcluir
  40. Quem quiser eu posso indicar para o meu lugar. Estou saindo dessa área após 3 anos pilotando ROV. Ficar embarcado não é pra qualquer um. Além do confinamento, ainda tem que lidar com muitos egos, pessoas mal humoradas durante 15, 21 dias direto.
    Consegui uma posição melhor no mercado, vou ganhar o que só ganharia se eu fosse superitendente, e o melhor, não vou precisar entrar em nenhum helicóptero e nem ficar 15 longe dos filhos

    ResponderExcluir
  41. Bom dia, Sr. Eric, venho me preparando para ser um ROV, de qualidade, sou técnico mecatronico, noções e conhecimentos em automação e metrologia. Qual a perpesctiva do mercado para 2012. Entre RRC Robótica e Oceaneering. Grato .Mauro César (macerafe@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  42. pessoal, não que quem tenha curso de tecnologo não possa ser um piloto de ROV mas o ideal seria alguem com formação técnica. Acredito que alguem que não tenha formação de 2º grau técnico em eletronica, mecatronica ou eletrotécnica possa fazer essa especialização porém para compreender os diagramas / esquemas de um ROV, o conhecimento de termos eletronicos e eletromecanicos possam ser um "problema" a parte.
    o salario está na faixa dos R$2800,00 fora o adicional de embarque

    ResponderExcluir
  43. Olá caros leitores,
    Sou Superintendente em Operações Offshore, Consultor On/Offshore, Inspetor em Equipamentos, Contramestre, Mergulhador, Técnico em Segurança do Trabalho, Plataformista e outros, entrei no petróleo em 1984, trabalho atualmente na SBM do Brasil a 14 anos dando suporte nas Operações de Interligação Submarina e outras operações de convés, com relação a salário gostaria de salientar que isto é uma consequência de um bom trabalho realizado, e isto se pode conseguir em qualquer ramo de atividade,como consultor meu conselho é que ao invés de salário busque realização, tem um colega que comentou que indicaria seu lugar para alguém que o queira, com todo o respeito que este espaço merece ele não deve AMAR seu trabalho com eu e tantos outros, este sacrifício não deve e não pode ser somente pelo dinheiro, no início da minha carreira a Petrobrás importava tecnologia e hoje exportamos tecnologia e isto se conseguiu com Homens e Mulheres dispostos a dar o seu melhor, o fato de fazer um curso A ou B não te dará garantia alguma de que a pessoa irá conseguir o trabalho, mais será o diferencial,sou responsável pelo treinamento de Interligação Submarina e Rigger todos que eu treinei estão trabalhando no ramo com salários superior aos R$ 5.000,00, mais plano de saúde,dental,e outras garantias,o diferencial... Sem nível técnico e o Inglês não dou o treinamento, para outras informações contate pelo e-mail consultoriaonoffshore@hotmail.com.
    Coordialmente.
    Guilherme Simas

    ResponderExcluir
  44. Gostei muito do site,estou fazendo o curso de eletrotécnico e fiquei interessado na área de ROV pois gosto muito de tecnologia e me identifiquei com a profissão só que em alguns comentários sitaram a idade como um problema,só que minha idade e superior a todas as comentadas tenho 34 só termino o curso em 2013 não quero ficar enganado em relação a área se alguém poder me esclarecer se tenho chances de atuar como piloto de ROV por favor me responder aqui mesmo no site ou por email azdepaula@hotmail.com desda já agradeço a todos

    ResponderExcluir
  45. Boa noite a todos
    Estou com 33 anos, sou formado em administração de empresas e também em tecnico em mecanica formado em 2010, não trabalho na area tecnica, porém só agora percebi que está é a área que realmente me atrai. Estou iniciando o curso em piloto de ROV no proximo sábado.
    Pergunto. Ainda está em tempo de entrar para este mercado de trabalho?
    Grato a todos
    rcfiorio@ig.com.br

    ResponderExcluir
  46. Senhores,

    A idade não importa muito, o que importa é a qualificação profissional.

    ResponderExcluir
  47. Caro leitores,

    Venho acompanhando o site a bastante tempo e tenho certeza que quero atuar com piloto de ROV. Sou Técnico em Automação Industrial e ultimamente tenho pensado em fazer um curso de ROV para facilitar a entrada neste ramo tão cobiçado. Estive pensando em fazer ou na RRC - Robótica ou no Colégio STATUS, alguém tem alguma indicação, sabe se compensa fazer?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, a empresa RRC não ministra mais treinamentos.

      Excluir
  48. Prezados Leitores,

    Sou piloto de ROV há 1 ano e meio. Trabalho na Subsea7. Lá é exigido CREA. Somente são aceitos os das seguintes carreiras: eletrotécnico, eletrônico, eletromecânico, mecânico ou mecatrônico.

    Há processo seletivo aberto até 28.09.2012. A inscrição deve ser feita diretamente pelo link:

    https://careers.subsea7.com/exp/VacancyDetails.aspx?VacancyId=53014

    Eu escrevo um blog sobre ROV, onde tiro várias dúvidas à respeito desta profissão tão buscada. Falo com franqueza sobre vários assuntos polêmicos: salários, dificuldades, etc.

    Se quiserem saber mais, façam uma visita e leiam todas as postagens. O endereço é:
    pilotorov.blogspot.com.br

    Boa sorte e boa operação à todos!
    José Dantas

    ResponderExcluir
  49. Bom dia galera , meu nome é Paulo sou formado em mecatrônica desde 2008 e atualmente trabalho a 3 anos fazendo manutenção em circuitos elétricos e placas eletrônicas ,tenho Inglês intermediário, sem contar que trabalhei 1 ano fazendo manutenções preventivas e corretivas em elevadores e escadas rolantes.Mais vamos ao que interessa , em 2011 realizei o cursos de operador de ROV na RRC Robótica , investir pesado entre curso teóricos e práticos ,como conhecimento serviu muito aprendi muita coisa sobre o equipamento, mais não aconselho ninguém a fazer esse curso na RRC e em nenhuma outra instituição.Por que? primeiro se você for aprovado em algum processo seletivo em qualquer empresa do ramo você realizará o mesmo curso por ela sem custo nenhum ,segundo como disse aprendir muita coisa no curso , mais aprendir muito mais sobre o equipamento pesquisando na net,tenho varias apostilas e manuais de empresas renomadas do ramo , todas retiradas da internete que falam de manipuladores 5 e 7 funções ,atlas , titan4 ,rigmaster,conan e orion , sem fala nos tipos de lançamentos TMS ,FREE SWIMMING e outros componentes PDU etc.Bom vamos fala processos seletivos, no mesmo ano de 2011 realizei processo em 3 grandes companhias do ramo ROV numa delas realizei por duas vezes,a primeira sendo aprovado na prova teórica feita no RJ e depois reprovado na dinâmica em grupo sem saber o motivo, depois fui novamente selecionado sendo encaminhado algumas matérias para estudo, mais na hora da prova não caiu nada que foi passado sendo novamente reprovado.Na 2ºe 3º empresa realizei o mesmo processo prova teórica , e até hoje não sei o resultado, liguei varias vezes,e sempre tive a mesma resposta está em andamento e isso já tem quase um ano .Acho muita falta de respeito com os profissionais , acredito que a maioria das empresas fazem esse processo apenas para constar, já existem pessoas certas p/ as vagas.Bom galera infelizmente ou felizmente p/ vocês eu desistir um pouco dessa área devido algumas decepções e falta de respeito com os profissionais. Repito não façam nenhum curso voltado para área de ROV, envistam em cursos similares a sua área , hidráulica , pneumática , eletrônica analógida ,digital entre outros . Eu sou apaixonado pela área técnoligica do ROV,não pela remuneração que nem sempre é tão boa como dizem , mais sim pelo enorme conhecimento técnico que se adquire e a grande inovação tecnólogica , tem que gostar realmente do que faz , é uma pena essa área ser um ciclo tão fechado,existe muita indicação,conheço muitos profissionais bons que também desistiram de entrar devido a isso . Espero ter ajudado vocês de alguma forma .

    ResponderExcluir
  50. Pessoal, não sejamos preguiçosos. Leiam todos os comentários, pois li diversas perguntas idênticas, todas as respostas estão nos comentários.
    Todo profissional que deseja ser bem sucedido tem que estudar muito, se estão com preguiça de ler um simples comentário como desejam entrar numa área que exige tanto conhecimento, dedicação e estudo ??? Fica a Dica!

    ResponderExcluir
  51. Técnico em petróleo e gás pode se tornar um piloto de ROV?

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde, vou fazer a prova de seleção para Fugro, sou eletrotécnico mais me mandaram a convite para prova de eletrônica pode ter tido um erro mais mesmo assim vou tentar alguém já fez a prova q poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  53. Olá, eu estou cursando engenharia de controle e automacao (5.periodo), e gostaria de saber se tenho chance de cusar o tecnico de rov.
    Obs: nao tenho curso tecnico.

    ResponderExcluir
  54. Qual é o Melhor curso tecnico pra depois fazer especialização pra piloto de rov ?
    qual o técnico que tem mais oportunidade

    ResponderExcluir
  55. Qual é o Melhor curso tecnico pra depois fazer especialização pra piloto de rov ?
    qual o técnico que tem mais oportunidade

    ResponderExcluir
  56. Terminei o ensino médio agora e não tenho especialização , to querendo começar a estudar ano que vem , qual seria o técnico mais indicado pra depois fazer especialização pra ser piloto de rov depois ?

    ResponderExcluir
  57. piloto de rov é vida de corno , vai fazer um concurso publico que é bem melhor , 15 dias em casa porra nenhuma tu fica 14 isso se o desembarque não atrasar e vc fica 10 , 12 , ou 13 em casa só, e se os filhos da putas não te colocar em curso na tua folga , tem empresa q paga curso na folga tem outras q não paga porra nenhuma , piloto de rov e o caralho , vai fazer concurso para petrobras q é melhor a escala já é 14 x 21 em casa assim da para curti mais a familia se não tu tá fodido. todo mundo sabe disso mais neguem fala a verdade.

    ResponderExcluir
  58. tenho 5 anos de rov meu salário na mão é 12,000 , MAIS SOU CORNO COMO TODOS OS PILOTOS DE ROV ,A UNICA DIFERENÇA Q SOU UM CORNO COM DINHEIRO.

    ResponderExcluir
  59. Incrível como os " pilotos de ROV" adoram mentir salário acho que é pré requisito.
    Nem supervisor ganha 10.000 parem de iludir as pessoas dependendo da empresa com 5 anos não pega nem 5.000.
    Um supervisor pega na mão no máximo 6.500 sem dobrar igual louco pedindo pra ser cor no
    Salário bom no ROV só cara muito antigo com mais de 20 anos no Brasil ninguém ganha dinheiro com Rov.
    Fica a dica se quiser pagar pra ver vem que vem e volta chorando.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...